Notícias

*Vigilância em Saúde do Trabalhador - Doenças Respiratórias Ocupacionais

Boletim Eletrônico - Cerest Regional Campo Grande - Ano 2 Número 2 - Dezembro 2015

*Saúde pública discute reabilitação de trabalhador 

TV RECORD CANAL 10 CUIABÁ

*Alunos do Curso de Formação de Multiplicadores da Paraíba apresentam trabalho no V Encontro Macrorregional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Região Nordeste.

05 a 07 de agosto de 2015

*Saúde do trabalhador será discutida em Cuiabá

UFMT - Publicado em Notícias | 15/12/2015

A coordenação do projeto de Multiplicadores em Vigilância em Saúde do Trabalhador de Mato Grosso realiza o I Fórum Intersindical de Formação em Saúde-Trabalho-Direito para a Ação em Saúde do Trabalhador do Estado de Mato Grosso e o I Seminário de Vigilância em Saúde do Trabalhador e a Participação do Controle Social nos Processos de Trabalho da Construção Civil e Pesada em Mato Grosso, nos dias 17 e 18 de dezembro, às 8 horas, na Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso, em Cuiabá. A certificação dos eventos será emitida pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Na sexta-feira (18), às 8h30, o professor doutor em Saúde Pública, Ageo Mário Cândido da Silva, vai apresentar o tema Experiência de Mato Grosso: riscos ocupacionais em trabalhadores da construção civil e pesada. Esse trabalho é resultado da conclusão da pesquisa “Avaliação dos riscos ocupacionais e doenças relacionadas dos trabalhadores da construção civil e pesada” realizada pelo ISC/UFMT, em parceria com a Ministério Público do Trabalho (MPT), sob a coordenação do professor.
Confira aqui a programação completa dos dois eventos.

 

*SES realiza 2ª etapa do curso de Multiplicadores de Vigilância em Saúde do Trabalhador

CenárioMT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP), e em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), promove entre os dias 14 e 18 de dezembro a segunda etapa do Curso de Multiplicadores de Vigilância em Saúde do Trabalhador. A capacitação será ministrada por técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para formação de agentes multiplicadores de Vigilância em Saúde do Trabalhador, no âmbito da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador.

*Registros de acidentes de trabalho: Informação para a açãoRegistros de acidentes de trabalho: Informação para a ação

Boletim Informativo em Saúde do Trabalhador - CEREST/MS

*CEREST Ubá - Encerramento do curso tem apresentação de relatórios de ações

Prefeitura de Ubá - 17/11/2015

*CESAT/RJ  investe em medidas socioeducativas e na capacitação dos profissionais da rede SUS

Prefeitura do Rio de Janeiro - 24/11/2014

*“Profissionais da saúde discutem prevenção nos acidentes de trabalho”

Só em Campo Grande são registrado 2 mil acidentes de trabalho. Em todo pais são 700 mil ocorrências por ano.

 

*Acidentes de Trabalho com Material Biológico - ATMB

Informativo Cerest Regional Campo Grande - MS - Julho 2015 Ano 1 Número 9

*Cerest Regional PB  promove curso de Vigilância em Saúde do Trabalhador

16 mai 15

*Informativo Mar/2015 - Cerest Regional Campo Grande - MS

Perda Auditiva Induzida Por Ruído Ocupacional PAIR/PAIRO/PAINPSE

*Informativo Fev/2015 - Cerest Regional Campo Grande - MS

Lesões por Esforços Repetitivos/Doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho – LER/Dort

*Capacitação forma multiplicadores sobre saúde do trabalhador

Quinta-feira, 27 de novembro de 2014 - 10h46

O Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador na Paraíba (Cerest-PB) realiza, até esta sexta-feira (28), a capacitação nacional com foco em saúde do trabalhador. O curso tem carga horária de 80 horas. Participam do treinamento, profissionais de saúde da atenção básica e da vigilância sanitária.

*Informativo Jan/2015 - Cerest Regional Campo Grande - MS

Quem são e do que adoecem os trabalhadores

*Informativo Dezembro 2014 - Cerest Regional Campo Grande - MS

Ano 1 Número 2

Informativo da Saúde do Trabalhador.

*Informativo Nov/2014 - Cerest Regional Campo Grande - MS

O lançamento deste boletim é em comemoração a 01 ano de implantação. Iniciamos nossas atividades

em 19 de novembro de 2013 com a inauguração de nossa sede.

*Informativo Dez/2014 - Cerest Regional Campo Grande - MS

Agrotóxicos -Perigo Para a Saúde

*Seminário “Vigilância em Saúde do Trabalhador e Controle Social”.

12 de setembro 2014

Hotel Da Vinci - Rua Belo Horizonte, 240 A – Adrianópolis.

*Atividades realizadas em Junho de 2014 pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Microrregião de Campo Grande - MS (Cerest Regional Campo Grande - MS)
*SMS capacita agentes de vigilância em Saúde do Trabalhador - João Pessoa

 

Termina nesta sexta-feira (25) o Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador, que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest). O evento, que acontece desde segunda-feira (21), é uma parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

*Audiência Pública sobre Agronegócio, Trabalho e Impacto à Saúde Humana a ser realizada em Tocantins no município Lagoa da Confusão, no dia 13 de agosto de 2014.

 

Audiência Pública sobre Agronegócio, Trabalho e Impacto à Saúde Humana a ser realizada em Tocantins no município Lagoa da Confusão, no dia 13 de agosto de 2014. 

*3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - Tocantins

“Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Dever do Estado”

27 e 28 de maio 2014

 

 

*Vigilância em saúde do trabalhador é tema de curso

 

Promovido Pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/RO) por intermédio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/RO), foi concluído nesta sexta-feira (30), o Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador, que contou com a participação de multiplicadores do Estado da Paraíba (Kleber José da Silva)  e Pernambuco (Giselle Azevedo).

*Projeto busca formar multiplicadores e agentes públicos em saúde do trabalhador

 

Nos últimos dias 17 e 18 aconteceu no Prédio da Expansão da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) uma oficina para consolidação da Coordenação Colegiada (CCol) do projeto “Implementação de Ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) no âmbito da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast)”, apoiado pela Fiotec. O objetivo é formar multiplicadores e agentes públicos de vigilância em saúde do trabalhador para atuarem em estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

*ENSP formará agentes de vigilância para a Renast

 

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, por intermédio do Grupo Direitos Humanos e Saúde (Dihs), pretende formar 2400 Agentes de Vigilância para a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. A iniciativa é coordenada pelo pesquisador do Dihs/ENSP Luiz Carlos Fadel, que reuniu representantes das três regiões no final de fevereiro, na ENSP, para definir a coordenação colegiada do projeto. Na primeira etapa, a ENSP formará 80 multiplicadores indicados pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) dos locais envolvidos.